Regatas em Botafogo/1908

.

.

* Localização

Careta, ano 1, número 2, 13 de junho de 1908

* Descrição

Aspectos da enseada de Botafogo, do Pavilhão de Regatas e da Avenida Beira-Mar

* Comentário

No quartel final do século XIX, conforme ia se configurando como uma prática cada vez mais popular, paulatinamente o esporte foi ocupando espaço nos jornais e revistas. No decorrer da história, imprensa e prática esportiva estabeleceram relações de amor e ódio. De um lado, os periódicos eram fundamentais para atrair público e explicar as peculiaridades da “novidade”; de outro, também apontavam os problemas e interferiam demais na dinâmica da atividade. De qualquer forma, até os dias de hoje trata-se de um relacionamento praticamente indissolúvel.

No caso da Careta, uma revista que marcaria sua época, as primeiras imagens de esporte aparecem já no segundo número, lançado em 13 de junho de 1908. O formato adotado seria muito comum no decorrer da história: pouco texto e um mosaico de imagens.

Nas imagens acima, lamentavelmente de qualidade não muito boa, vemos flagrantes de regatas realizadas na Praia de Botafogo em 1908. Vemos algumas fotos dos barcos em competição, mas a maior parte é mesmo dedicada a retratar o publico no Pavilhão de Regatas, construído na administração Pereira Passos e inaugurado em 1906.

Na ocasião, o remo transformara-se em um dos mais fashionables divertimentos da cidade; as regatas eram marcadas por intenso frenêsi, não só nas arquibancadas do Pavilhão, que recebia o público de elite, como na Avenida Beira-Mar, que era ocupada por populares dispostos a acompanhar as emocionantes disputas.

.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: