Abrahão Saliture/1911-1913

.

.

* Localização

Careta, ano 4, número 178, 28 de outubro de 1911 (foto maior)

Careta, ano 6, número 253, 5 de abril de 1913 (foto do canto superior direito)

.

* Descrição

– Foto maior – Abrahão Saliture, remando pelo Club de Natação de Regatas, vencedor do Campeonato Brasileiro de Remo de 1911. Foto na Baía de Guanabara, na raia do Pavilhão de Regatas.

 – Foto do canto superior direito – Saliture na Enseada de Botafogo, depois de ter disputado prova de natação em Festival de Concursos Náuticos.

.

* Comentário

As fotos não estão muito claras, mas o personagem é fascinante. Trata-se de Abrahão Saliture, um dos mitos dos primórdios dos esportes náuticos e aquáticos no país. Nadador, remador e jogador de pólo aquático, começou a fazer esportes para minimizar um defeito de infância no braço. Foi vencedor do 1º Campeonato Brasileiro de Natação, realizado em 1897, ganhou muitas outras provas, das 3 modalidades, no Rio e no País e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer provas no exterior, no Uruguai e na Argentina. Teve uma carreira longeva. Com 37 anos participou da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, feito repetido nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, quando já tinha 49 anos.

.

Anúncios

One Response to Abrahão Saliture/1911-1913

  1. […] 37 anos, também participou das provas de natação; sobre esse incrível atleta brasileiro, ver post em De Olho no […]

%d blogueiros gostam disto: