Campo do Rio-Cricket (Nichteroy)

.

.

* Localização

Careta, ano 7, número 332, 31 de outubro de 1914

.

* Descrição

Foto da equipe de futebol do Rio Cricket, em seu campo (localizado em Niterói), por ocasião de jogo disputado contra o Fluminense.

.

* Comentário

É amplamente reconhecido que o primeiro jogo de futebol do Rio de Janeiro tenha se realizado, em 1901, no campo do Rio Cricket, em Niterói. A disputa foi contra uma equipe do Paissandú, uma promoção de Oscar Cox, um dos principais artífices da futura fundação do Fluminense Football Club.

É muito provável que outras partidas de futebol tenham sido antes disputadas no Rio de Janeiro sem, contudo, deixarem registros, pelo menos até onde sabemos. De qualquer forma, o jogo de Niterói merece destaque pelo fato de os clubes serem oriundos de uma mesma agremiação, o Rio Cricket Clube, fundado em 1872, em Botafogo; por serem basicamente formados por ingleses e seus descendentes; pelo pioneirismo.

Em 1906 seria organizado o primeiro campeonato “oficial” de futebol do Rio. Essas agremiações participaram ativamente das primeiras edições, o Paissandú chegando a ser campeão em 1914. Todavia, logo se retirariam dessas competições, notadamente quando o amadorismo foi sendo abandonado.

De qualquer forma, seguem vivos os clubes, que ocupam um lugar especial na nossa história esportiva.

.

 

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: