Club de Regatas Jardinense/1914

.

.

* Localização

Careta, ano 7, número 295, 24 de janeiro de 1914

* Descrição

Batismo do barco “Jardinense”, na Lagoa Rodrigo de Freitas

* Comentário

Nos dias de hoje, no Rio de Janeiro, as competições de remo são praticamente todas disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas. Mesmo os treinamentos lá são realizados, com exceção de alguns clubes, como o Guanabara, que ainda habitualmente usam as águas da Baía de Guanabara.

No início do século XX, todavia, as atividades náuticas eram majoritariamente organizadas na célebre Baía, inclusive as competições, que durante muitos anos tiveram como sítio principal a Praia de Botafogo, onde se encontrava o Pavilhão de Regatas.

Nessa época, entretanto, algumas agremiações já começavam a utilizar a, na época ainda distante, Lagoa Rodrigo de Freitas para suas atividades. Esse é o caso do Clube de Regatas Jardinense, uma associação de curta duração, fundado em 1905. Anteriormente, na Lagoa, tinha sido fundado o Grupo de Regatas Lagoense; em 1906 seria criado o Clube de Regatas Piraquê, até hoje existente, e em 1908 o Club de Regatas Laje.

Em 1918, chegaria a ser fundada a Liga Náutica da Lagoa Rodrigo de Freitas, que se manteve ativa até pelo menos a década de 1930.

Na foto vemos um dos momentos mais celebrados pelos agrupamentos náuticos, o “batizado” de um novo barco, sempre motivo de festa e congraçamento de sócios e convidados.

.

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: